Kingdom School

Educação Infantil Bilíngue
Berçário Bilíngue

Facebook Instagram Youtube
<< Voltar
23/03/2020

Dando real importância ao Brincar: Planejar e Avaliar!

Costumamos falar sobre a importância do brincar na primeira infância e como esta atividade é fundamental na vida da criança. Para realmente promover importância e respeito ao brincar, é preciso que ele esteja garantido no planejamento escolar. De outra forma, teremos somente o cuidado de tornar as propostas lúdicas, mas não daremos real espaço à atividade espontânea da criança, quando ela se torna protagonista e ensina aos educadores ao seu redor o que sabe, como aprende e pelo que se interessa.

Por isso, a Kingdom garante, no planejamento semanal, tempo para as sessões de brincar heurístico. A cada semana um espaço diferente é planejado para convidar as crianças a explorarem e a interagirem de forma espontânea, sem interferência dos adultos durante a brincadeira, a não ser observando-as.

Durante as sessões, valoriza-se o material natural: damos preferência a qualquer material que não os estruturados, industrializados e plastificados. Também garantimos que o tempo seja o da criança – se a brincadeira vai longe, deixamos ir longe! A quantidade de crianças em cada grupo também é reduzida para que possam ter materiais suficientes para explorarem e escolherem com quem vão interagir, mantendo-se os mesmos grupos em algumas sessões para observarmos regras, arranjos e busca de soluções de conflitos entre as crianças.

Especialmente, o brincar heurístico deve garantir a investigação. Em primeiro lugar, a investigação da criança – curiosa – que encontra diversas maneiras livres de experimentar, usar e conhecer objetos; depois, dos adultos, que irão conhecer os processos criativos, investigativos e a maneira que a criança aprende, se relaciona, explora e elabora aprendizagens: uma observação riquíssima ao educador interessado em integrar à sua metodologia as evidências que o auxiliarão em seu trabalho cotidiano.

Garantir este espaço nos auxilia, desde as turminhas mais novas, a ter o foco educativo em desenvolver competências e habilidades necessárias para o mundo atual: curiosidade, criatividade, pró-atividade, pensamento crítico, colaboração, entre muitas outras. No nosso caso, enriquecendo ainda mais as capacidades de aprender com a imersão em um ambiente bilíngue!