Kingdom School

EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Facebook Instagram Youtube
<< Voltar
15/05/2018

Importância do Brincar e a SMB

Sempre falamos sobre a importância da brincadeira na primeira infância. E hoje, nosso Blog reforça a nossa proposta. Let´s start?
 
Atualmente é consenso entender que a infância é um período da vida do ser humano diferenciado dos demais períodos. Aqui, seguimos uma abordagem interacionista, que privilegia as relações da criança com o mundo, com os adultos e outras crianças, com o objetivo de garantir seu pleno desenvolvimento. E brincar faz parte disso.
 
Brincando, a criança estabelece relações com o mundo, reflete sobre a sociedade e sobre suas ações, estabelece novas experiências ,  elabora pensamentos e hipóteses. A experiência lúdica acumulada permite à criança reinventar conceitos e produzir novas ações ao agir sobre o mundo, resultando em um processo de aprendizagem e aquisição de conhecimento, valores e conceitos. Por meio da brincadeira, a criança amplia sua socialização, compreende regras e experimenta condutas de forma livre e autônoma. Priorizamos o papel da criança de protagonista e incentivamos novas descobertas e vivências.
 
Por acreditar nestas ideias, iremos novamente participar da Semana Mundial do Brincar (SMB), que tem como objetivo sensibilizar e mobilizar famílias, educadores e adultos de todas as idades para um período especial com as crianças. Neste ano, a SMB acontece entre 20 e 28 de maio. Desta vez, o tema será: “Brincar de Corpo e Alma”. É um chamado sobre a importância da criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar. Assim, trabalhar respeito, responsabilidade, individualidade, criatividade e ludicidade com o corpo.
 
Iremos desenvolver diversas atividades especiais na semana: teremos oficina de tecidos, vivências inspiradas em yoga e relaxamento, oficinas sensoriais, música e piquenique no Parque Chico Mendes e Woods Day coletivo com intervenções psicomotoras.