Kingdom School

EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Facebook Instagram Youtube
<< Voltar
15/02/2018

O Período de Adaptação

O período de adaptação

A adaptação ao ambiente escolar é um marco importante na socialização das crianças. Frequentar a escola possibilita a ampliação da convivência, a conquista de maior autonomia e de diversas habilidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais. Ufa! Quantas conquistas, não é mesmo?! Mas, apesar de todas as vantagens, nem sempre este momento é fácil e tranquilo na vida da criança e de seus familiares.

Diversas dúvidas e questionamentos podem surgir nesta época, a começar pelo “será que é o momento ideal?”, “será que escolhi o lugar certo?”, até a pressão de familiares que discordam das escolhas dos pais. Como lidar com tudo isso?

Primeiro, é importante saber que muitas famílias passam pela mesma situação e tentar reduzir a “culpa” por deixar a criança em um novo espaço com novas pessoas, pensando nas possibilidades de crescimento e conquistas que ela terá nesta experiência. Depois, passar por este momento buscando segurança e apoio da equipe pedagógica, que possui experiência e pode orientar situações que facilitam a adaptação da criança: sentir-se seguro ajudará bastante a criança a sentir-se segura também!

Além disso, os primeiros dias podem ser acompanhados de adultos familiares, que farão uma transição tranquila da criança que precisar deste apoio para conviver no novo ambiente. Também é preciso lembrar que muitas crianças estão entrando na escola e seguindo horários que não os de costume, podendo sentir-se cansadas, sonolentas, o que contribui para um choro ou um pedido de colo do papai ou da mamãe. Tudo isso é levado em conta pela nossa equipe, que busca acolher a criança em suas necessidades, mostrando que na escola ela também poderá ter um colinho quando desejar.

Sendo um grande desafio na vida da criança e da família, é importante confiar em suas escolhas e seguir adiante nos momentos difíceis desta etapa, pois somente no grupo escolar, com a ausência do pai e da mãe, a criança terá a possibilidade de desenvolver-se emocionalmente, aprendendo a expor seus sentimentos, vontades e necessidades a outros adultos que possam ajudá-la e fazer amigos que, muitas vezes, ficarão para toda a vida!

A Kingdom School sente-se orgulhosa por ter passado mais uma fase de adaptação e acolhimento e poder observar e participar das belas conquistas de nossas crianças nesta etapa!