Kingdom School

EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Facebook Instagram Youtube
<< Voltar
29/10/2019

Quando meu filho vai aprender a ler e escrever?

Fique sabendo: ele já está aprendendo!

 

Algumas vezes, os pais se preocupam – ou são levados a se preocuparem – com essa questão do nosso título. Por isso, cabe conhecer um pouquinho algumas questões envolvidas na Alfabetização.

Primeiramente, é importante entender que a alfabetização é um processo – não vai acontecer de uma hora para outra e nem em uma série específica da escolarização. Desde que nasce, o bebê está exposto a um mundo letrado e, portanto, já iniciou o processo – que irá durar a vida toda!

Depois, o processo envolve diversas habilidades, que serão desenvolvidas em um ambiente de vivências adequadas e ricas em linguagem. Tais habilidades são: motoras, cognitivas, linguísticas, sociais.

Ao final do processo, então vem o que gosto de chamar de “formalização” da alfabetização – quando reconhecemos e nomeamos letras, fonemas e quando a organização destes conhecimentos e habilidades anteriores nos permite decodificar e produzir textos.

Vamos ilustrar com pequenos exemplos do cotidiano da Kingdom:

Nossos bebês estão se alfabetizando quando...

... percebem que têm seu nome próprio e que cada colega tem também um nome;

Nossa turminha K1 está se alfabetizando quando...

... a professora lê uma história e mostra que o livro possui imagens e uns “símbolos” que diferem dessas imagens (que depois vamos chamar de palavras);

Nossa turminha K2 está se alfabetizando quando...

... percebe que abaixo de sua foto usada no mural existe um conjunto de símbolos que significa seu nome, e ele nunca muda!

Nossa turminha K3 está se alfabetizando quando...

... se interessa pelo que e como a professora está escrevendo na agenda para papai e mamãe lerem em casa;

Nossa turminha K4 está se alfabetizando quando...

... diferencia em suas produções o que é letra e o que é desenho e se interessa em se comunicar de forma escrita; escreve seu nome!

Nossa turminha K5 está se alfabetizando quando...

... reconhece o alfabeto, domina a escrita de seu nome e outras palavras estáveis, passa a estabelecer hipóteses de escrita para suas produções espontâneas.

E, em todas as turmas, garantimos que as vivências relacionadas à alfabetização sejam ricas em significado. Desta forma, nossas crianças estarão prontas para formalizar este processo, com bastante conhecimento, ao continuarem sua escolarização nas escolas de Ensino Fundamental.