Kingdom School

EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Facebook Instagram Youtube
<< Voltar
24/04/2020

Vivências e Diversidade De Culturas

Você sabia que, quando trabalhamos em um contexto bilíngue, é importante trazer o eixo cultural junto com a segunda língua? Desta forma, as crianças ficam muito mais interessadas em aprender, pois as experiências com a segunda língua se tornam significativas.

 

Mas, não é só por estarmos em uma escola bilíngue que isso deve acontecer. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009):

"Na formação de pequenos cidadãos compromissada com uma visão plural de mundo, é necessário criar condições para o estabelecimento de uma relação positiva e uma apropriação das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América, reconhecendo, valorizando, respeitando e possibilitando o contato das crianças com as histórias e as culturas desses povos”.

 

No Currículo da Kingdom, que é uma escola brasileira bilíngue, planejamos e garantimos vivências que têm a ver com a diversidade de culturas do mundo, durante as quais enfatizamos as raízes e identidade de povos e comunidades, sem entrar em questões religiosas. São exemplos:

Carnaval, com suas marchinhas, fantasias e típica alegria;

Valentine’s Day, quando celebramos a amizade e conversamos com as crianças sobre onde é comemorado;

St Patrick’s Day, quando conhecemos as brincadeiras e atividades feitas em outros países;

Festa Junina, quando temos a possibilidade de apresentar músicas típicas, brincadeiras e danças à caráter;

Halloween, com suas brincadeiras, fantasias criativas e gostosuras, também permeados pelo contexto de onde vêm;

Thanksgiving, quando refletimos sobre ao que somos gratos, conversando também sobre as origens desta celebração.

 

Além destas datas, existem em nosso Currículo as propostas de vivências das culturas indígenas e afro-brasileiras. De forma reflexiva, sem fortalecer estereótipos, as crianças têm contato com instrumentos musicais, obras, histórias e músicas destas culturas que fazem parte da formação de nosso povo tão fortemente.

Enfim, nosso objetivo é sempre possibilitar às crianças a ampliação de sua visão de mundo e contribuir para um futuro melhor para todos.